Instrumentos de Comunicação

Desde os tempos da universidade escutamos falar muito sobre o tema instrumentos de comunicação. Conhecer todos eles, seus meandros, formatos, aplicabilidades e o mais importante, a que público se destina.

A sensação de que quanto mais conhecemos cada instrumento nos enchemos de munição para enfrentarmos a comunicação empresarial. Distinguir o B2B, B2C e oferecermos o B.I.. Nos tempos de hoje, as alternativas aumentaram entre os instrumentos de comunicação tradicional e os de comunicação alternativa e digital.

No momento a COMUNICAR – Comunicação e Marketing investiu também na comunicação tradicional, respeitando a cultura, entendendo e valorizando os instrumentos como: cartões de visita, panfletos e folders.

Um folheto ou panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo. Um cartão de visita é um pequeno cartão contendo os dados de contato de pessoas ou corporações. Os cartões de visita mais recentes também levam endereços de site, redes sociais, como facebook e twitter. Já o folder ou prospecto é o nome que designa um tipo de impresso parecido com o flyer só que com dobras. Normalmente é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações.

Ambos instrumentos se trabalhados e utilizados de maneira correta, contínua e adequada surtem bons resultados. Existem técnicas de uso, padrões de qualidade aceitos e o entendimento de que não são instrumentos únicos. Estes e outros instrumentos como: a mala direta, email marketing, pesquisa de satisfação, jornal mural, blog e outros devem fazer parte de um Planejamento de Marketing com um Plano de Comunicação definido. E normalmente estes instrumentos são seguidos de “follow up”, ou seja, com seguimento.